Recordações na Natureza
Percebemos que os registros na infância além de serem lindos na natureza, são onde conseguimos mais entretenimentos, como ver as nuvens em um balanço, um piquenique embaixo da árvore e um delicioso cochilo na rede com sons de pássaros. Não desejamos somente registrar momentos, mas também curtir tudo o que a natureza tem para nos oferecer, por isso te presenteamos com essa semente que será uma futura árvore para você plantar e viver esse momento com a sua família.
Transformação
Conheça um pouquinho sobre o que as nossas sementes irão se tornar e aprenda como planta-las
e cuidá-las para que um dia elas se tornem lindas árvores!
ÁRVORE PAU DE VIOLA
O Pau Viola é encontrado em florestas e matas úmidas e alagadas do Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil. Indicada principalmente para o plantio na faixa litorânea e em terrenos úmidos e até brejosos, além da margem de rios e represas. Recebe vários nomes como: tucaneira, jacareúba, baga-de-tucano, pombeiro, tarumã e tarumã-branco, devido a cor das flores.
Esta árvore atinge de 15 e 20 metros de altura. O tronco reto e, às vezes, levemente curvo, tem medidas que variam de 40 e 60 centímetros de diâmetro. Suas folhas, opostas e simples, possuem coloração mais clara na parte de baixo, com nervuras marrom-claras. Já o fruto mede cerca de 1,5 centímetro de comprimento, e varia em tons do alaranjado ao vermelho
Como plantar:
Colocar as sementes para germinar (tempo de germinação: 7 a 12 dias) em canteiros ou contendo substrato e mantidos em ambiente semi-sombreado. Alguns dias após a germinação transferir para recipientes individuais contendo solo adubado com esterco curtido de curral. O desenvolvimento das plantas no campo é moderado. Na produção das mudas usar substrato organo-argiloso e esterco curtido de curral, no plantio definitivo usar 150 gramas de NPK 4-14-8 ao em torno da cova e distante do tronco da árvore e logo em seguida regar. O plantio definitivo pode ser feito quando as mudas tiverem em média 0,5 m para que se adaptem melhor ao solo e clima.
ÁRVORE TAMBORIL
É uma árvore pertencente à família Fabaceae. É de origem brasileira, típica das matas da região do Pará, Pernambuco, Acre, Bahia e Mato Grosso. É uma árvore frondosa, sem cheiro, de cerne marrom-claro a cinza-rosado. de 20-35 m de altura, de copa ampla e frondosa, que perde as folhas no inverno.
Como plantar:
Primeiramente, para quebrar dormência, colocar a semente em recipiente com água, esperar levantar fervura, deixar em fogo ligado por 4 minutos e depois deixar em fogo desligado por mais 6 minutos. Para plantio, colocar as sementes riscadas para germinar em canteiros ou em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso. Mantê-los em ambiente semi-sombreado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 10-20 dias e a taxa de germinação é superior a 25%. Transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando atingirem 4 cm, e para o local definitivo de plantio em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido.
ÁRVORE JATOBÁ DO CERRADO
A espécie de jatobá encontrada no cerrado é também conhecida como jatobá-do-campo, jatobá-da-serra, jatobá-de-casca-fina e jutaí, a árvore pode alcançar até 9 metros de altura. O nome jatobá vem do guarani e significa “árvore de fruto duro”. Em outras regiões do Brasil podem ser encontradas outras espécies de jatobá. A sua floração ocorre nos meses de dezembro a fevereiro; e sua frutificação nos meses de agosto e setembro.
Como plantar:
As sementes devem ser escarificadas (lixa-se a semente na extremidade oposta ao eixo embrionário) e imersas em água por um período de 24 horas (trocar a água a cada 12 horas) para acelerar o processo e garantir uma boa germinação. Após o período em água, as sementes devem ser semeadas em recipiente com dimensões mínimas de 22 cm de altura e 10 cm de diâmetro. Em aproximadamente 10 dias elas terão germinado e em 3 meses as mudas estarão prontas para ser transferida para o campo.
ÁRVORE OLHO DE CABRA
Sementes de Olho-de-cabra é uma árvore nativa do cerrado, florífera e ornamental, que pode alcançar de 15 a 20 metros de altura. Suas folhas compostas pinadas, com floração rosa e roxa em cachos. A semente dura é muito bonita, em duas cores, vermelho e preto. Para germinar é preciso quebrar a dormência, por ser muito dura. Floresce em Novembro, frutos em Setembro.
Como plantar:
Primeiramente, para quebrar dormência, colocar a semente em recipiente com água, esperar levantar fervura, desligar o fogo e deixar por 6 minutos em fogo desligado. Para plantio, plantar em saquinhos com terra ou areia, irrigando diariamente. Necessita de ambiente semi-sombreado para germinar. O desenvolvimento das mudas é lento, atingindo o tamanho ideal para plantio no local definitivo entre oito e dez meses. Época de plantio: Ano todo em clima quente.
ÁRVORE CANAFÍSTULA
A canafístula é uma excelente opção para o paisagismo urbano ou rural. Ela produz sombra fresca no verão e perde parte ou todas as folhas no inverno. Sua floração é um verdadeiro espetáculo de flores amarelas e forma um tapete de pétalas no chão. Ecologicamente é considerada uma importante árvore oportunista, que se beneficia de clareiras, sendo por este motivo utilizada em recuperação de áreas degradadas.
Como plantar:
Para conseguirmos fazer com que a água penetre na semente e quebrar a sua dormência, raspe levemente alguns lados da semente utilizando uma pequena lixa de unha, ou qualquer outra lixa fina que você tenha em mãos. Após isso, coloque as sementes em um recipiente com água e deixe por 6 minutos. Prepare a terra que vai receber as sementes. Nunca deixe-a encharcada ou ressecada, o ideal é deixá-la sempre úmida. Ao depositar as sementes sobre a terra, cubra com no máximo 1cm por cima. Experimente germinar de 1 a 2 sementes por vez, pois em caso de insucesso você terá mais oportunidades. Escolha um lugar que proporcione sol e um determinado momento e sombra em outro. Na hora de regar, dê preferência pela manhã e ao final da tarde quando as temperaturas são mais amenas. E lembre-se, use sempre pouca água. Por último e mais importante, acompanhe de perto os primeiros dias após o plantio, garantindo sempre um substrato úmido.
ÁRVORE JERIVÁ
Palmeira nativa da mata atlântica brasileira, pode ser plantada separadamente, em grupos ou renques. Ideal para projetos paisagísticos suntuosos e sofisticados, pela imponência da espécie comparada a outras palmeiras. O Jerivá produz inflorescências o ano todo, e costumam atrair abelhas, maritacas, papagaios, caturritas e esquilos. Suas flores se revelam em cachos pendentes, grandes e ramificados, de coloração amarelo creme.
Como plantar:
Semear em composto preparado com 40% de adubo da floresta ou folhas decompostas, 30% de areia e 30% de terra de superfície. As sementes germinam melhor se cobertas com 3 cm de substrato, o aparecimento das primeiras folhas se inicia aos 80 dias, ocorrendo paulatinamente até os 200 dias depois. Recomendado plantar as sementes em canteiros ou sementeiras e quando as plantas estiverem com 4 folhas definitivas, faz-se o transplante para embalagens individuais. Caso queira pequena quantidade de mudas, essas podem ser retiradas num dia chuvoso, debaixo de uma planta adulta, pois o pegamento de plantas com qualquer tamanho é muito satisfatório. As mudas atingem 50 cm de altura com 12 meses após o transplante e já podem ser plantadas no lugar definitivo.